A origem do limão continua sendo um mistério, apesar de haver registros de sua utilização desde 3 mil anos atrás pelos povos da Índia e da China para produção de receitas medicinais e sucos.
No Sul e Sudeste da Ásia, o limão era bastante conhecido por suas propriedades antissépticas e era usado como um antídoto para o combate a vários tipos de veneno. A chegada do limão no continente europeu ocorreu no período da dominação do Império Romano. Os romanos importavam a fruta em grande quantidade e dela se produzia suco de limão, uma bebida bastante apreciada no verão pelos imperadores e pela nobreza. Entretanto, não há registro de plantações de limão na Roma Antiga.
Nos primeiros séculos da expansão islâmica deu-se a propagação do limão por todo o Oriente Médio e o plantio da fruta na Península Ibérica (atualmente Portugal e Espanha). Na América, as primeiras sementes vieram da Espanha através de Cristóvão Colombo em 1493. Atualmente existem 70 variedades de limão e os maiores produtores mundiais são: Índia, México, Argentina e Brasil.
Propriedades medicinais
Através de estudos ficou comprovado que o limão estimula a produção de potássio no organismo.Consumir limão melhora a excreção de ácido úrico, ureia e ácido fosfórico.
O ácido do limão destrói os germes e as bactérias responsáveis pela produção de úlceras e também pelo combate à fermentação e os gases alojados no estômago.
Pessoas que sofrem problemas constantes de laringites e gengivites devem fazer gargarejos à base de suco de limão durante o dia, pois isso impede o aparecimento dessas infecções.
Inalar suco de limão com água antes de dormir reduz a irritação de rinite e da sinusite.
O limão é uma das frutas que concentra grande quantidade de vitamina C. Sua casca também é rica em vitamina B1, B2 e B3. Essa fruta cítrica igualmente contém vitamina PP, que protege e tonifica o sistema vascular, além de possuir altos teores de sais minerais como cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário