Falava-lhes da coluna de nuvem, e eles obedeciam aos seus mandamentos e aos decretos que ele lhes dava (Salmos 99:7).
O céu é uma das mais belas criações de Deus. Quantas vezes nos achamos admirando a Lua e as estrelas, ou então vendo no horizonte o pôr do sol! As nuvens claras, branquinhas, nos fazem contemplar a criação. Mas, quando no céu essas nuvens começam a escurecer, e escurecer, e escurecer... então o medo começa a tomar conta e o coração se acelera: pode ser que as nuvens escuras tragam, além de chuva, um temporal devastador!
Deus usou uma nuvem com um objetivo diferente do que para embelezar o céu e a natureza e para com sua chuva molhar a terra. A nuvem foi usada como bússola, seta, indicador e orientação. Sim, uma nuvem foi usada para cumprir um propósito que Deus tinha para seu povo. Por meio dela, ele orientava o momento de partir para viajar e o momento de parar e descansar. Uma simples nuvem. Na verdade, era um milagre. Era algo sobrenatural. O povo obedecia a Deus conforme ele havia indicado: quando a nuvem se erguia, o povo andava; quando ela parava, eles acompanhavam. Naquela situação, Israel foi obediente a Deus, seguindo as orientações dadas por meio da nuvem e de Moisés.
Podemos aprender grandes lições desta pequena história. Em primeiro lugar, Deus pode usar o que quiser para cumprir seus propósitos na vida do seu povo, pois domina a natureza e tem todo poder para fazer coisas sobrenaturais e extraordinárias. Por outro lado, ele quer nossa obediência. Precisamos lembrar que Deus se manifesta para o nosso bem, com um fim proveitoso para todo o seu Reino.
Então, para nós, as perguntas cruciais são: Tenho percebido Deus agir nas circunstâncias? Estou seguindo a "nuvem" de Deus?
Deus quer nos orientar, mas precisamos estar dispostos a obedecer-lhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário