Nunca se esqueça:

Cada dia é uma dádiva de Deus. Se alguns dias parecem uma caixa vazia, Deus pode lhe estar dando a oportunidade de decidir como a preencherá.

DEUS TE AMA MUITO!

domingo, 18 de março de 2012

Micose? Fique fora dessa!

 
Quer exibir pés bonitos e bem tratados? Então, é bom se cuidar. 

No verão é comum o aparecimento de frieiras e micoses no pé. Isso porque o calor e a umidade típicos dessa época fornecem as condições ideais para a proliferação dos fungos causadores do problema. Para fugir do incômodo, aqui vai algumas dicas:
- Durante o dia, aposte em calçados abertos e que garantem boa ventilação aos pés, como sandálias e rasteirinhas.
- Evite o contato direto com superfícies úmidas, como o chão do vestiário da academia.
- Na hora de malhar, prefira meias feitas de algodão, que absorvem melhor o suor.
- É bom também ter dois pares de tênis para alternar durante a ginástica. Assim, enquanto você usa um, deixa o outro arejado.

Tratamento

O tratamento para as micoses superficiais depende da forma como a doença se manifesta no organismo. Basicamente, as micoses são infecções causadas por fungos que, de alguma maneira, atingem órgãos superficiais como pele, cabelos e unhas por causa da queratina, uma substância presente na superfície cutânea que serve como alimento para os fungos e que propicia condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento, alterando a microbia natural da pele e causando doenças. Esses fungos podem ser encontrados no ar, no solo, nos animais e até mesmo em nosso organismo.

As principais doenças superficiais da pele são:


Tínea do corpo
Começa a formar feridas arredondadas que coçam muito. Tem início com um ponto amarelo com bordas avermelhadas que descamam. O tratamento desse tipo de micose é feito com medicamentos e pomadas com anti-inflamatórios e antimicóticos, receitados pelo médico.

Tínea dos pés
Causa a formação de pequenas bolinhas avermelhadas que descamam e causam coceira em regiões das plantas dos pés, sob o risco de afetar também as laterais dos pés. É tratada com medicamentos antimicóticos tópicos devidamente prescritos pelo médico e usados por 30 dias.

Tínea interdigital
tinea interdigital
Também conhecida vulgarmente como frieira ou pé de atleta, causa descamação com fissuras, pele esbranquiçada e mole e coceiras nos vãos dos pés. É frequente por conta do uso constante de sapatos fechados. O tratamento é feito com as pomadas de antimicóticos ou medicamentos via ora, prescitos pelo médico, durante 30 dias.


Para evitar o aparecimento de micoses, além dos cuidados descritos anteriormente, é necessária a prevenção com a higiene adequada.
Ao surgirem manchas estranhas na pele, procure um dermatologista,  que o ajudará a solucionar os problemas com eficácia e rapidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário