Nunca se esqueça:

Cada dia é uma dádiva de Deus. Se alguns dias parecem uma caixa vazia, Deus pode lhe estar dando a oportunidade de decidir como a preencherá.

DEUS TE AMA MUITO!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval é alegria?????


Há quem diga que um dos maiores pecados do mundo é diminuir a alegria dos outros. Isto acontece principalmente no carnaval, quando várias criaturas aproveitam a festa para botar para fora todas as frustrações acumuladas durante o ano, cometendo assim verdadeiras loucuras, e estragando o divertimento de muita gente.
A música e a dança são expressões culturais de grande valor, mas não da forma desvirtuada com que são apresentadas nos três dias dedicados a “momo”. O carnaval, como festa popular, poderia ser um acontecimento cultural aceitável, não fossem os excessos cometidos em nome da alegria. Mas o uso de bebidas alcoólicas, de tóxicos, a exacerbação da sensualidade e a violência criam um ambiente desfavorável para quem, de fato, quer se divertir.

Ser alegre é estar de bem com a vida. Agora, quando se pretende alcançar essa alegria através do prazer desregrado e dos excessos de toda ordem, o resultado é a insatisfação íntima, o vazio interior provocado pelo desequilíbrio moral e espiritual da criatura humana.
O pior é que nos dias de carnaval, muitas pessoas acabam praticando atos de tristes e lamentáveis consequências. Estes fatos podem ser verificados nos registros das ocorrências policiais e dos hospitais de todo o país durante os festejos. Infelizmente, constatamos grande número de agressões e  desastres de toda natureza, suicídios, homicídios, etc.

O mais doloroso, em razão dos excessos, é o fato de muitas vidas serem exterminadas violentamente, lares serem destruídos e tantos outros males físicos e morais ocorrerem, atingindo o homem no que ele tem de mais sagrado: o respeito a si mesmo, à dignidade e à própria vida. Além disso, muitas doenças são transmitidas nessa época – inclusive a AIDS – destruindo inúmeras e preciosas vidas.

As estatísticas divulgadas pela imprensa e pelos veículos de comunicação em geral não relacionam os grandes dramas vividos por centenas de criaturas, bem como as tragédias ocultas que são abafadas de todas  as formas. Quantas desgraças ocorrem nesses três dias que se escondem entre as lágrimas do desencanto e as sombras do desespero!

Para acabar com tantos excessos dolorosos, só a educação. Referimo-nos não a aquela que forma apenas o intelecto, mas, principalmente, a que forma o caráter e conduz o homem pelo caminho do equilíbrio e da moderação. Tudo se resume na preparação de uma nova mentalidade, a fim de que o homem encontre caminhos mais equilibrados para demonstrar sua alegria, sem prejudicar a si mesmo e ao próximo.

Texto de Gerson Simões Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário