Quem nunca se sentiu uma estrela de comercial de xampu depois de fazer uma hidratação no salão de beleza? Não é pra menos. O movimento suave das mãos do cabeleireiro relaxam, e o tratamento repõe toda a umidade, o brilho e as proteínas que vão embora no dia a dia. O efeito é tão bacana que dá vontade de repetir em casa. É possível? Claro que sim. Antes de mais nada, reserve um horário na agenda. Para conseguir cumprir todas as etapas de um tratamento digno de profissional, você vai precisar, em média, de 50 minutos.
Os produtos de uso profissional possuem formulações para o mercado, mas isso não impede que a hidratação caseira faça efeito. Existem muitas máscaras que não deixam a desejar. As que contêm vitamina e aminoácidos hidratam muito bem. Já para realçar o brilho, ingredientes como ceramidas, algas, pantenol, queratina, colágeno e extratos de vegetais são boas opções. Outros detalhes, como a maneira de enxaguar, secar e desembaraçar, também fazem a diferença. Pronta para começar?
Preparar...
Lave bem
Para a máscara penetrar direito nos fios, eles precisam estar limpíssimos. Lave-os com o xampu de costume fazendo uma massagem suave. É aconselhável repetir a operação e não usar o condicionador, pois o produto impede a ação da máscara, prejudicando todo o processo.
Enxágue, enxágue...
A fim de garantir que não fiquem resíduos de xampu, jogue os cabelos para baixo e deixe a água escorrer. Só para quando tiver certeza de que o produto saiu totalmente. Aproveite a ajuda compacta do jato do chuveirinho e enxágue também ao redor das orelhas e a nuca.
Confira a temperatura
Para remover melhor a sujeira, é recomendável que a água fique mais para quente do que para fria. Mas o chuveiro deve estar numa temperatura que a pele suporte. Ou os fios podem ser danificados.
Seque com tolha
Aperte os cabelos levemente com a toalha até retirar cerca de 80% da água. Os fios úmidos recebem melhor a máscara.
Desembarace os fios
Deixe-os soltinhos para que a máscara penetre com facilidade e se distribua de maneira uniforme entre as mechas. Comece pelas pontas e siga em direção à raiz desmanchando os nós com delicadeza. Prefira os pentes de dentes largos, que não arrebentam os cabelos.
...aplicar...
Espalhe com cuidado
Nada de passar o hidratante por todo o cabelo como se faz com o xampu. O ideal é reparti-lo ao meio, calcular três dedos a partir da raiz e aplicar a máscara começando por essa linha. Prossiga em direção às pontas. A raiz deve ser preservada para não ficar oleosa com o creme. Faça uma leve massagem, com bastante paciência e delicadeza. Assim você ativa a absorção dos nutrientes.
Calcule o creme
Ele deve ser proporcional ao comprimento do seu cabelo.
Aqueça bem
Coloque a touca térmica por 15 minutos. O calor potencializa a ação do hidratante, pois dilata a cutícula dos fios, permitindo melhor absorção. Outra ideia é envolver os cabelos em filme plástico ou papel alumínio e esperar meia hora. Só não ultrapasse esse limite para não deixar os fios pesados.
...brilhar...
Enxágue de novo
A água fará toda a diferença mais uma vez. Como será apenas para retirar o produto, ela deve estar mais para fria do que morna. Assim, não levará embora todo o efeito conquistado graças ao hidratante.
Deslize os dedos
Assim você tem certeza de que removeu todo o creme. Massageie mecha por mecha. Use o pente de dentes largos, pois o fino pode quebrar os fios.
Seque os fios
Remova o excesso de água com toalha seca, principalmente na raiz, para arejar o couro cabeludo. Se for usar secador ou chapinha, aplique um produto termoativo.
Conserve o brilho
Para manter os cabelos sempre saudáveis, bonitos e com movimento, siga todos os passos da hidratação a cada 15 dias ou, no mínimo, uma vez ao mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário