Ao avaliarmos o ano velho, olhamos para trás procurando entender as experiências que tivemos, os caminhos que o Senhor nos permitiu andar e as lições que podemos aprender com cada situação. Quando uma empresa faz o balanço no final do ano, o resultado pode ser positivo ou negativo; pode resultar em lucro ou prejuízo. Assim também é a nossa vida. As experiências que vivemos neste ano que passou podem nos ter levado para mais perto de Deus, nos ajudado a crescer e amadurecer, a abençoar nossa família, os amigos e colegas, mas podem também ter nos dado prejuízos. Talvez em algumas experiências crescemos espiritualmente e fomos uma bênção para os outros. Com outras talvez não soubemos lidar e perdemos a oportunidade de crescer e amadurecer e não fomos um instrumento de Deus para abençoar os outros.
No entanto, é importante aprender, até mesmo com nossos erros. Um erro pode ser uma experiência positiva se aprendermos como não se deve fazer algo. Infelizmente, nem sempre temos a habilidade e a humildade de aprender com nossos erros.
É muito mais comum tentarmos justificar-nos ou encontrar um culpado para nossos fracassos. Só que, se fizermos isso, não aprendemos nada com o erro, e a tendência é repeti-lo na próxima vez.