Nunca se esqueça:

Cada dia é uma dádiva de Deus. Se alguns dias parecem uma caixa vazia, Deus pode lhe estar dando a oportunidade de decidir como a preencherá.

DEUS TE AMA MUITO!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O que é ser Estagiário?


Autora: Tatiane Leiser

Certa vez, um homem viajava em um balão de ar quente quando descobriu que estava totalmente perdido. Visto que a sua situação era desesperadora, resolveu diminuir a velocidade e a sua altitude para ver se conseguia se localizar, quando avistou um rapaz andando tranqüilamente pelo campo.

Então, gritou para o rapaz:
“Olá. Você pode me dizer onde estou?”

E o jovem respondeu:
“Mas é claro! Você está num balão, a uns dez metros de altura do solo.”

Constrangido com a resposta, o homem retrucou de cima do balão:
“Você com certeza é estagiário, não é?”

“Sou sim, como o senhor sabe?”, respondeu o rapaz.


“É que a informação que você me deu é tecnicamente perfeita, só que não serve pra absolutamente nada.”

“Bom, o senhor é gerente, não é?”

“Sou mesmo, como você adivinhou?”

“Fácil, fácil! É o seguinte: o senhor não sabe onde está, muito menos pra onde vai. Está perdido e a primeira coisa que faz é colocar a culpa num estagiário!”

Se é assim que você se sente, fique tranqüilo, pois este drama não é só seu. A maioria dos jovens encontra no estágio, muitas vezes, o único caminho para ingressar no mercado de trabalho. Mas, antes de iniciar esta trajetória, é preciso saber o que faz exatamente um estagiário e saber diferenciar, por exemplo, um programa de estágio de um programa de trainees.
Pois bem: o estagiário é contratado por um período determinado (que não pode ser inferior a seis meses), podendo ou não ser efetivado pela empresa passado este tempo. Já o trainee, é um funcionário que irá participar de um programa de treinamento e desenvolvimento para que, em curto espaço de tempo, possa assumir uma posição de gerência. Também existem grandes diferenças quando falamos em termos de remuneração. O trainee, devido à natureza de sua função, recebe mais do que um estagiário.
Geralmente, é exigido dos trainees que eles estejam cursando o ensino superior ou sejam recém-formados, e que possuam o domínio de um ou mais idiomas. Já o estagiário pode estar cursando o ensino médio.
Mas algumas características são comuns aos dois. Por exemplo, o perfil desejado tanto para quem pretende alcançar um bom cargo na empresa, caso do trainee, quanto para quem quer ser efetivado, caso do estagiário, é o mesmo: criatividade, boa comunicação, flexibilidade, capacidade de análise, liderança, bom relacionamento interpessoal e facilidade para trabalhar em equipe.
Vale lembrar que estágio não é emprego, portanto, não há vínculo empregatício, e tudo é regulamentado por uma legislação específica. Por não ser empregado, o estagiário não é cadastrado no Pis-Pasep, não tem direito a férias nem ao 13º salário. Ao estagiário, não se aplicam as obrigações relativas a contrato de experiência, contribuição sindical e verbas rescisórias. O estagiário também não tem direito aos benefícios assegurados aos demais funcionários da empresa, como vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica etc.
Pela legislação, não há carga horária mínima ou máxima de trabalho estipulada para estágio. A recomendação, segundo o Ciee – Centro de Integração Empresa-Escola, é que o horário de trabalho não conflite com o horário da escola. A jornada diária não deve ultrapassar oito horas.
O estudante também pode ser funcionário em uma empresa e estagiário em outra, ou ainda funcionário e estagiário na mesma empresa, desde que seja em áreas distintas, com horários distintos e sem conflito com o horário escolar.

Veja algumas dicas dadas por consultores de Recursos Humanos para quem está procurando o primeiro emprego, seja em programas de estágio ou trainee:


Trajes
Dependendo da empresa na qual você pretende trabalhar, pode não ser necessário usar um traje muito formal. O ideal é perguntar antes que tipo de traje a empresa exige que o candidato use. Mesmo assim, é de bom tom usar uma roupa razoavelmente nova. Roupa desbotada, desfiada e muito usada atrapalha a imagem do candidato.


Relacionamentos
Se você é do tipo que prefere fazer tudo sozinho, não confia nos outros e não gosta de conversar com quem não tem a sua idade, isso vai ser um problema sério. Saber se comunicar com pessoas diferentes é uma característica importantíssima. Antes de contratar um profissional, as empresas estão contratando pessoas, seres humanos. Se você não souber conviver socialmente, as dificuldades serão maiores.


Visite uma livraria
Cultura geral e específica é um item muito valioso para os candidatos a estágio ou programa detrainees. Esqueça um pouco o computador, a televisão e o rádio e comece a ler um pouco mais. Além de obter mais conhecimentos, a leitura desenvolve também a sua habilidade de escrever e falar.


Confiança e auto-estima
Se você não souber do seu potencial, não conseguirá passar para o entrevistador quem você é. Busque conhecimentos, troque idéias, pergunte, vá atrás de tudo o que achar importante. Desta forma, você vai se sentir mais preparado e vai acabar se sentindo confiante para conseguir uma colocação na empresa. Quem não sabe se promover, não é escolhido. Quando o entrevistador analisa o seu currículo e o seleciona para uma entrevista, ele está interessado na sua contratação. Se você não souber convencê-lo e não apontar as suas qualidades e conhecimentos, provavelmente não vai conseguir a vaga.


Está matéria foi originalmente publicada na revista Vitória! Jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário